Atos estéticos também são atos políticos!!!

Faz um mês e alguns dias que decidi cortar o meu cabelo, essa decisão é resultado de uma história de mais de um ano, pela qual decidi abandonar os processos químicos de alisamento que usava em meu cabelo.Quem decide abandonar a química sabe muito bem que vai enfrentar um caminho nada fácil, descobrir uma nova textura (da qual a grande maioria que passa por anos de processo químico nem lembra mais.)conviver com dois tipos de texturas diferentes, a do seu cabelo natural e a do cabelo quimicamente tratado.

Isso tudo interfere é claro na nossa alto estima, afinal o cabelo é algo super importante no visual de uma pessoa, no meu processo de transição (cabelo crespo para o cacheado) eu pesquisei muito na internet,um dos sites que mais me ajudou foi o da linda cacheada Raíza Nícacio http://www.rayzanicacio.com/ e das meninas black power https://www.facebook.com/meninasblackpower?ref=ts&fref=ts.

A decisão de voltar ao cabelo natural começou porque eu adoro a beleza natural, sardinhas,sinais e até olheiras, então me vi na hora de ter minha beleza natural de volta e aceita-la como ela é, mas esse processo não foi tão simples como parece hoje, eu enfrentei muitos olhares estranhos e comentários ruins sobre a minha decisão de fazer o Big Chop(que consiste em tirar toda a química do cabelo).

E é ai que entra a questão política, decidir assumir o meu cabelo foi muito mais que uma questão de estilo, foi uma forma de assumir a minha identidade negra, de ir contra a toda uma industria de cosmético que lucra muito dinheiro, com a máxima preconceituosa de que “cabelo crespo é cabelo ruim”.Minha imagem também fala, fala sobre mim, sobre o tempo e a sociedade que vivo, minha imagem é  um veículo de propagação sobre o que penso, é capaz de educar, de ensinar os outros a compreender e aceitar as diferenças, e esse processo pode ser doloroso, mas também pode ser revolucionário.

138495076670207

Na ultima foto, não da pra ver mas meu cabelo estava bem comprido e totalmente sem cachos, na foto em cima estou no processo de transição e a primeira é após um mês do meu BC.

Abraços!!

4 pensamentos sobre “Atos estéticos também são atos políticos!!!

Deixe um comentário

